Mais segurança e controle para containers com Martian 5.9.1
A SaveinCloud Jelastic lançou recentemente uma nova versão de plataforma chamado Martian 5.9, que se destaca com funcionalidades criadas para restringir o acesso aos containers e aumentar as possibilidades de gestão deles. Além disso, incluímos o suporte para o Linux Ubuntu 20.04, realizamos alterações de nossa API, e incluímos atualizações de versões de diversos softwares e correções de bugs.
Acesso restrito à containers sem ip público
Todo container no Jelastic PaaS pode ser acessado por meio de seu hostname exclusivo. A conexão só funciona graças ao Balancer Compartilhado (uma camada de Proxy existente na entrada de nossa estrutura).
Embora ele tenha uma função importante, esse acesso pode não ser necessário em alguns cenários com requisitos de segurança mais exigentes.
Anteriormente, você conseguia fechar esse acesso utilizando IPs públicos ou domínios personalizados.
Para atender a essa necessidade, foi implementada uma opção de controle de acesso via SLB. Esta configuração está localizada no assistente de topologia e pode ser configurada para cada camada separadamente.
A opção continua habilitada por padrão, mantendo o funcionamento de todos os ambientes existentes, garantindo o mesmo comportamento de antes da atualização do Martian 5.9. Se desabilitado, os containers dentro da camada se tornam inacessíveis via hostname padrão (incluindo o botão “Abrir no navegador”) e retornam o erro “403 Forbidden”.O acesso SSH ou por meio de endpoints não são afetados.
Com isso, garantimos mais segurança aos ambientes da SaveinCloud Jelastic.
Opção para remover um container específico
Nossa plataforma fornece um gerenciamento simplificado, onde você só precisa definir o número de containers em uma camada. Em uma escalabilidade horizontal, por padrão, o container mais recente é excluído caso você diminua durante um redimensionamento. Em alguns casos, você pode necessitar remover um container específico.
Essa possibilidade foi implementada na versão atual do Martian 5.9, permitindo gerenciar os containers do ambiente via:
- Alterar topologia de ambiente> Escala horizontal no assistente de topologia.
- Na opção exclusiva em configurações do container, como mostra a imagem abaixo.
É possível adicionar e remover containers específicos (exceto o “Master”) usando essas novas funcionalidades. E na janela “Scaling Nodes” você pode facilmente acessar as configurações de Escala Horizontal Automática.
Dê uma olhada em Martian 5.9 Release Notes para visualizar a lista completa de melhorias e correções de bugs lançadas em nossa plataforma.
Se ainda não é cliente, aproveite e inicie um teste grátis hoje mesmo.